SOMOS TODOS PALHAÇOS?!

                         Gazeta do Povo


Se realmente for verdade tudo o que a Operação Cartola , deflagrada pela Policia Civil, vem apresentando em suas investigações, baseado em denúncias, depoimentos e indícios, não há mais motivos para acreditar no futebol paraibano, nesse momento, imerso num imenso tremedal de lama.

E nesse circo do mal, muita gente teria sido feita de palhaço. A começar pelo torcedor e terminando com toda a imprensa esportiva. Confesso que pensei que essa parada de juiz ladrão fosse algo que já fazia parte do folclore,  que não acontecia mais, pelo menos de forma tão bem orquestrada e descarada. Só uma vezinha perdida...

Os times considerados pequenos, em todos os campeonatos estaduais, dificilmente alcançam os lugares mais altos do pódio, por razões óbvias, decorrente das desigualdades sociais e má distribuição de renda, características do nosso país e também presentes no futebol.  Time rico tem dinheiro para montar melhores elencos. Já os mais modestos, vão com as camisas e a coragem. 

Não bastasse essa disparidade, geralmente os erros de arbitragem vitimam as equipes menos tradicionais, que fazem papel de figurantes nesse teatro da bola. Só que muitas vezes e, pela dificuldade de provarmos o contrário, acreditamos que os equívocos são fruto de ruindade, ou deficiência técnica dos árbitros. Tem também a questão do errar é humano. 

Voltando à Operação Cartola, eu estava já com a sensação de que o tempo iria aos poucos calar as evidências. Mas, após a veiculação da matéria no programa Fantástico, da TV Globo,  o bagulho ficou sério. Mesmo que tudo seja ou fosse mentira, o futebol da Paraíba, a arbitragem e, principalmente o Botafogo ,ficarão por muito tempo com essa mancha.

Apesar de estarem sendo investigados os campeonatos de 2011 para cá, a reportagem citou exclusivamente o time de João Pessoa, como beneficiário direto do suposto esquema de manipulação de resultados e não mencionou nenhuma outra equipe. O que não absolve os demais, mas provocou um grande alvoroço na opinião pública e um estrago na imagem do clube.

Resta saber quem e como vai ser punido e se ano que vem, no campeonato estadual,  tudo sucederá como se nada tivesse acontecido. Vamos esperar pelo veredito. De todo jeito, estaremos prontos para vestir nossas fantasias e continuar fazendo parte desse universo desigual e ilusório. O show tem que continuar. Tomara que daqui por diante , volte a ser como era antigamente. 


Comentários