PARAIBANO 2019: TÁ ME CHAMANDO OU ME ENGANANDO?







Invencibilidade na pré-temporada, com quatro vitórias e um empate. Tem torcedores meio desconfiados com esse desempenho  do Galo nos amistosos preparatórios, porque fica sempre aquela dúvida se quando for valendo três pontos, essa tônica de bons resultados permanecerá. Amistoso é sempre essa peixeira de dois gumes. Quando a derrota acontece, o time é fraco e quando ganha, não quer dizer que esteja tudo certo. Os campeonatos estaduais estão gradativamente perdendo o restinho da força que tinham. Quem tem segundo semestre para jogar, já deve estar de olho no Campeonato Brasileiro. Mas, confesso que estou otimista quanto ao trabalho do técnico Maurílio Silva. Parece que vai vingar.

Treze de volta à Série C e o Campinense dando uma de Fortaleza na D. É preciso tirar a nhaca e fazer como o rival, que "na cara de pau" foi lá e apequenou o que parecia ser um gigante intransponível. Pelo visto, o Alvinegro montou um time melhor do que o do Rubro-Negro esse ano.  Mas isso não quer dizer muita coisa. Quando começar o desmantelo é que o angu começa a ser mexido. Lembro da Itália em Copas do Mundo recentes. Dava uma de morta, suava para se classificar na primeira fase e chagava lá na semi ou na final. Mesma coisa a Alemanha, que quase saiu para a Argélia em 2014 e fez aquela desgraça com o Brasil.

A minha maior preocupação é saber se a safadeza que reinou no nosso futebol até há pouco tempo e que ninguém sabe ao certo desde quando, ou se desde sempre imperava, comandada por cartolas inescrupulosos, vai continuar acontecendo. Por que a fuleragem precisa acabar. Vi que a arbitragem paraibana vai receber um  reforço paulista e com certeza , os olhos estarão voltados para eles, que infelizmente não têm culpa pelo que alguns colegas malfeitores vinham fazendo até então.Vão precisar de perícia e controle emocional dobrados nessa temporada. Da presidente não tenho muito o que falar. Não consigo decifrar o que tem por trás dos olhos de ressaca. Mas é melhor ser enigmática do que ser igual aos seus antecessores. Resta ver se o processo eleitoral foi semelhante ao de Maduro. 

Estádios liberados, tudo certo para a bola rolar. Gramados do Almeidão e Amigão em perfeitas condições. Anseio por zebras. Quem sabe se não teremos surpresas , inclusive com relação ao campeão?  Se deixarem o jogo fluir,  tudo pode acontecer. Calor do sertão,  rivalidade , catimba, clássicos e tantos outros ingredientes. Só faltou o VAR. Marcelinho Paraiba mesmo só vai parar de jogar quando fizer gol no Botagogo. Comece e acabe logo, Paraibano 2019! Te" lovu". Me engana que eu gosto. Cuidado com a Perilima. Já o Treze,  pode iniciar o ano e terminar o estadual, quebrando tabus. O de Diá já foi, agora só basta repetir 2011 em 2019.

@basilionetoo
basilio-neto hotmail.com

Comentários